Customer Success está evoluindo e, aos poucos, novas tendências de sucesso do cliente vão se formando.
Impulsionado por um número cada vez maior de serviços por assinaturas, sucesso do cliente e a retenção de usuários tornaram-se muito importantes para garantir que o cliente atinga o seu maior LTV.
Algumas tendências já são realidade em diversas empresas mais maduras, e outras vão acontecer à medida que as empresas percebem a importância de customer success para a manutenção de negócios.
E, para te deixar por dentro do assunto, nós separamos nesse artigo, 5 tendências de sucesso do cliente para 2020.
Agora, vamos conhecê-las um pouco melhor.
1. O sucesso do cliente centralizado com todos os setores
Quem trabalha com CS sabe que uma cultura Customer Centric é um dos fatores primordiais para melhorar a retenção de clientes.
E, na teoria, todas as empresas se propõe a criar um cultura focada no cliente, mas na realidade isso não ocorre.
Muitas empresas brasileiras que começaram a fazer “sucesso do cliente” não dão a devida importância na hora de colocar o cliente como o centro das estratégias dos seus negócios.
É muito comum vermos em nossas capacitações, analistas de CS que carregam a responsabilidade da empresa em que trabalham nas “costas”.
Entretanto, com o amadurecimento das empresas, sucesso do cliente deixará de ser apenas um setor, para torna-se obrigação de todos.
Para que isso ocorra, será preciso que essas empresas tomem as ações necessárias:
- Estabelecer linhas de comunicação eficientes
- Conectar o fluxo de dados dos clientes
- Participação do setor de sucesso do cliente nas tomadas de decisões
- Desburocratizar processos
2. Sucesso do cliente orientado a dados
Não há nenhuma dúvida que o futuro de negócios é data driven.
Uma das tendências de sucesso do cliente para 2020, é que as empresas irão começar a tomar decisões com uma base sólidas e voltadas para o que é melhor para o usuário, e não no achismo.
Ao aplicar um sucesso do cliente orientado a dados, as empresas serão capazes de extrair e analisar informações valiosas, facilitando assim a tomada de decisão e as integrações entre os setores.
Resumindo: Os dados aliados a análise computacional serão utilizados para solucionar problemas de maneira mais rápida e obter insights.
Dessa maneira, contribuindo para o crescimento mais acelerado das empresas, sem perder o foco no cliente.
3. CS OPS terá sua vez nas empresas
Veremos as empresas começando a dar valor a contratação do profissional Customer Success Operations.
O CS OPS é o profissional responsável por analisar dados e avaliar os processos para encontrar possibilidade de melhoria nas operações de Sucesso do cliente.
CS Operations vai ajudar a refinar a segmentação de clientes, automações e transformará dados brutos em informações úteis para a equipe.
Sendo assim, esse profissional é responsável pela organização, manutenção e análise de dados e, em uma cultura Data Driven, será um profissional extremamente requisitado.
4. Sucesso do cliente no centro das atenções como gerador de receita
As empresas começarão a perceber que os méritos antes creditados apenas ao marketing e vendas deverão também ser atribuídos a CS.
É mais rentável para as empresas trabalharem o foco nos clientes que já possuem, e sucesso do cliente será um dos principais geradores de receita.
Não estou falando apenas de cross selling, upssell e redução do churn, mas também da centralização das ações voltadas para o cliente com o time de CS envolvido.
Portanto, a partir de 2020, as equipes de CS terão igual importância que marketing e vendas dentro das organizações.
Assim, o seu cliente não estará só preocupado com o que sua solução tem a oferecer, mas também no alinhamento e parceria entre empresa e cliente.
Dessa maneira, as empresas deverão investir mais na formação dos seus funcionários.
5. Sucesso do cliente além das empresas SaaS
Finalmente, sucesso do cliente está começando a se infiltrar em empresas que não possuem um modelo de negócios recorrentes, e isso irá aumentar agora em 2020.
Setores que até então não utilizavam tecnologia para gerir a experiência do cliente, começarão a adotar essas práticas do mercado buscando a retenção e a lealdade.
O mercado possui centenas de milhares de startups utilizando metodologia ágil, e técnicas de growth haking com as mais diversas soluções para desbancar as grandes corporações (A nubank, por exemplo, que possui 10 mi de usuários e desafia os bancos tradicionais).
Dessa maneira, as grandes empresas estão percebendo que ficarão para trás se não buscarem inovação. E isso permeia principalmente a retenção de clientes.
Os princípios de sucesso do cliente se aplicam a todo tipo de negócio, dessa maneira, as empresas maiores e outros tipos de negócios irão correr atrás a partir de 2020.
Conclusão
Ufa! Chegamos ao final.
Estas são as nossas tendências de sucesso do cliente para 2020. Nós do Foca no Cliente acreditamos que o ano de 2020 será de grande importância para o mercado de Sucesso do cliente.
Juntos, nós queremos que os profissionais de CS possam encontrar outros profissionais, e uma comunidade seja criada.
Comparar anotações, compartilhar aprendizados, discutir as principais dores, e claro, comemorar suas vitórias.
E você, acha que faltou alguma tendência na nossa lista? Comente aqui embaixo!
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