Por lidarem diretamente com clientes, suporte e sucesso do cliente são muito confundidos e, às vezes, tratados como a mesma coisa.
Isso se dá, principalmente, por dois motivos:
- As duas áreas lidam com clientes.
- Customer success está sendo implantado aos poucos no Brasil, e as empresas acabam juntando os dois setores em um só.
Suporte e Sucesso do cliente estão atrelados e fazem parte do mesmo universo, mas possuem diferenças e, por isso, necessitam de capacitações diferentes.
Hoje, falaremos um pouco sobre as diferenças e a importância dessas funções, na busca pela experiência apropriada do cliente.
Quais as diferenças entre suporte e sucesso do cliente?
Apesar das duas áreas se relacionarem com os clientes, o suporte ao cliente e o sucesso do cliente possuem características distintas.
As duas devem buscar transformar os clientes em promotores e garantir a sua lealdade.
Tanto o suporte quanto o sucesso do cliente devem se esforçar ao máximo para que o cliente alcance o resultado desejado, entretanto, os times trabalham de maneiras diferentes.
E, a principal característica que as separam, é que CS é proativo e o suporte é reativo!
Sucesso do cliente
O sucesso do cliente é quando seus clientes alcançam o resultados desejado através de interações com sua empresa.
Perceba que o conceito de Lincoln Murphy fala sobre interações no geral, e não apenas pontos específicos.
Dessa maneira, o profissional de customer success irá acompanhar o cliente durante toda a sua jornada.
A postura desse profissional é proativa, porque ele pensa a longo prazo, realinhando as expectativas dos clientes.
Ou seja, entregando valor durante todo o ciclo de vida, criando clientes promotores e, dessa maneira, evitando churn.
O analista de sucesso do cliente irá guiar o cliente, maximizando, assim, o valor que o seu produto tem para ele e identificando o momento correto de expansão ou renovação daquele cliente.
Suporte
Enquanto o sucesso do cliente pensa à frente, o suporte é a linha de frente do atendimento.
O profissional de suporte irá atender os problemas que surgirem durante a jornada.
E, por isso, que chamamos de contato reativo. É necessário que o cliente entre em contato para, em seguida, a equipe de suporte agir.
Além de cuidar dos “problemas” do usuário com o seu produto, a equipe de suporte também recebe os feedbacks dos clientes.
Essa é uma etapa muito importante no relacionamento cliente e empresa.
Os feedbacks são o que há de mais valioso, eles te permitem criar vários insights e mapear onde os maiores erros (ou acertos) estão acontecendo.
O ideal é que a equipe de suporte resolva o problema do usuário com o mínimo de contatos, por isso, uma métrica muito importante para acompanhar é First Contact Resolution.
Parceria entre suporte e sucesso do cliente
Mesmo tendo as suas diferenças, as duas equipes devem atuar em conjunto para garantir o sucesso dos clientes.
As equipes se complementam e são igualmente importantes.
Muitas estratégias de customer success precisam do apoio da equipe de suporte.
Os dois times devem analisar métricas e indicadores para garantir a experiência apropriada.
O alinhamento entre os setores é o primeiro ponto para garantir que os clientes estão no centro da sua empresa.
As duas áreas de atuação permitirão que o relacionamento com o cliente seja o mais satisfatório possível.
Conclusão
No Brasil, customer success é muito recente e, por isso, boa parte das empresas concentram todos os esforços em um único time.
Isso é comum e pode acontecer, até que o setor de sucesso do cliente esteja mais maduro.
Entretanto, mesmo que os setores trabalhem em um única equipe, é importante definir diferentes papéis para os colaboradores.
E você, como está aplicando os conceitos de customer success na sua equipe de atendimento? Conta para a gente nos comentários.
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