CSAT

O que é CSAT ?

Você sabe o que é o CSAT – Customer Satisfaction Score e o impacto dessa métrica nas empresas?

Customer Success é rodeado de métricas e indicadores, e o CSAT é mais uma nessa sopa de siglas, entretanto, se bem executado, pode ser um diferencial no engajamento e satisfação dos seus clientes.

Vamos conhecer essa métrica um pouco mais?

O que é CSAT?

É indispensável em qualquer empresa medir a satisfação dos seus clientes, certo?

E o Customer Satisfaction Score é uma avaliação de pontos específicos na jornada do seu usuário. E, por isso, o CSAT é uma métrica para ser utilizada em um curto prazo.

Diferente do NPS que mede a satisfação geral do seu usuário em relação ao seu produto ou serviço, o CSAT mensura pontos específicos.

Dessa maneira, o CSAT é a oportunidade ideal para aprimorar processos, ajustar a jornada do cliente, e trabalhar em estratégias para melhorar a experiência.

Como funciona o Customer Satisfaction Score?

O CSAT é uma avaliação da satisfação do seu cliente que geralmente é expressada em uma escala de 1 a 5.

Mas que também pode ser aplicada em escalas diferentes 1 – 10 ou até:  “muito insatisfeito até muito satisfeito”

Independentemente da escala utilizada, métricas como o CSAT, NPS e CES te permite um melhor acompanhamento, e assim, a criação de estratégias para melhorar a experiência dos seus clientes.

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E qual a diferença entre o NPS e o CSAT?

Enquanto no NPS você mede a experiência geral do usuário com o seu produto ou serviço. No CSAT é mensurado pontos de contatos específicos. 

A Uber por exemplo, realiza uma pesquisa CSAT toda as vezes que uma corrida é encerrada. 

Naquele momento você não está avaliando a empresa Uber, mas sim, o motorista que realizou o trajeto, sendo a corrida, nesse caso, um ponto de interação.

Tenha em mente também que o com o NPS é possível medir a lealdade dos seus clientes. No Customer Satisfaction Score isso não acontece!

O CSAT vai mensurar apenas um ponto específico de contato, uma interação.

Onde e como utilizar CSAT?

O CSAT pode ser utilizado em vários cenários, não há uma única pergunta definitiva como acontece o NPS.

Assim, é muito comum o Customer Satisfaction Score ser utilizado:

  • Após a realização de uma compra
  • Após um ponto específico de interação
  • Medindo a eficácia do suporte
  • Antes de uma renovação
  • Onboarding
  • Reuniões com Clientes

Geralmente a pergunta mais utilizada é “Como você avaliaria essa experiência com a nossa empresa?”

No exemplo da Uber que citei acima, a pergunta utilizada é “Como você avalia esta corrida com o motorista x?”

Também é comum ser utilizado:

  • Como foi sua experiência com esse atendimento?
  • Nós atendemos suas expectativas?
  • Você está satisfeito com o os produtos que vêm utilizando?

 

E o que acontece após responderem o questionário?

Após a avaliação dos seus clientes é preciso agir. Caso seja positiva você pode agradecê-lo, finalizando a pesquisa.

Mas caso contrário, é necessário agir para compreender o que está transformando aquela interação em uma experiência ruim.

O CSAT pode ser um importante indicador para prevenir o Churn, e por ser realizado em pontos de interações específicos permite que o rumo seja retomado antes que a experiência geral do usuário se transforma em algo mais problemático.

Além disso, através dos feedbacks coletados no CSAT é possível inserir melhorias no seu produto.

Se por algum motivo a experiência não foi satisfatória após o CSAT, é fácil tomar medidas para remediar uma interação.

Conclusão

O Customer Satisfaction Score é uma métrica fundamental, se feita de maneira correta impacta diretamente na redução de cancelamentos. 

Essa métrica se destaca por ser relativamente simples de aplicar.  O mais importante é identificar as perguntas que fazem sentido para a sua organização. 

Métricas como CSAT e NPS podem ser utilizadas em conjunto, não é preciso escolher apenas uma delas, entretanto, cada questionário para um propósito diferente.

Por isso, é muito importante identificar o momento ideal de aplicar cada uma.

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