como montar um case de sucesso

Aprenda como montar um case de sucesso

Um case de sucesso é uma ótima maneira de provar o valor que o seu produto ou serviço possuí. Mas você sabe como montar um case de sucesso que atraia e engaje novos usuários?

Pois bem, nós sabemos que ganhar a confiança de um potencial consumidor nem sempre é fácil.

Também sabemos que antes mesmo de comprar algo, o cliente quer saber se a sua empresa tem realmente capacidade de entregar o que oferece.

Tudo bem, você pode possuir ótimos discursos de vendas e ser melhor em algo que os seus concorrentes.

Mas como mostrar aos potenciais clientes que isso é verdade? Como fazê-los acreditar que a sua promessa de sucesso será cumprida?

Nesse cenário, escrever um case de sucesso pode ser um diferencial competitivo.

O que é case de sucesso?

Um case de sucesso é um estudo onde você mostrará o desafio inicial que o seu cliente enfrentava e, mostrará também, como você o ajudou a superar esses desafios.

Dessa maneira, você poderá exaltar a eficiência do seu negócio e como a sua empresa foi a solução para o problema que o seu usuário enfrentava.

Um case de sucesso é uma maneira de você destacar os sucesso da sua empresa, buscando transformar um potencial cliente em um cliente de fato.

E, quando feito corretamente, esses exemplos de sucesso dos seus clientes impactam sua audiência de maneira positiva, por isso, leia toda as informações!

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Como montar um case de sucesso?

Para montar um case de sucesso que atraia novos clientes é preciso pensar na estratégia e executar etapas.

Assim, nós vamos aprender como executar cada uma delas e te mostraremos exemplos de case de sucesso, vamos lá?

1.Determine o objetivo

O primeiro passa para montar um case de sucesso é determinar qual o objetivo. Os cases de sucesso são projetados para demonstrar o valor dos seus serviços, mas não adianta atirar para todos os lados.

Portanto, é preciso determinar o assunto principal que vai ser abordado no case, em outras palavras, qual o feito da sua empresa que você irá destacar?

Esse objetivo irá determinar toda a estrutura do case de sucesso, então pense: o que você deseja provar aos potenciais clientes com a publicação do case?

Dependendo do tipo do seu negócio cabem várias sugestões e objetivos, por exemplo:

  • Veja como minha solução ajudou a reduzir custos da empresa A
  • O negócio do cliente B tornou-se mais rentável com a minha solução
  • Como eu ajudei o cliente C a gerar mais leads
  • A solução da minha empresa aumentou em 50% o número de vendas da empresa D

Acredito que já deu para entender. Você irá selecionar um feito daquele cliente com a sua solução e irá destacar no documento.

2.Selecione um formato para o case de sucesso

Após determinar o objetivo a ser mostrado, você precisa decidir como contará essa história de sucesso.

O ideal é utilizar um formato que faça sentido para a sua estratégia, cada formatado demandará um esforço diferente da sua equipe.

  • Texto

Esse é geralmente o formato mais comum de um case de sucesso. Através de um texto, você demanda um esforço relativamente menor.

Ao escrever um texto com essa finalidade, você deve cativar os seus leitores, afinal, as pessoas só gostam de ler uma história se ela for realmente interessante.

Não escreva demais: eu recomendo que você não ultrapasse 700 palavras, além disso, a formatação é muito importante, você precisa prender a atenção das pessoas.

Não utilize parágrafos com mais de 4 linhas, as pessoas tem preguiça de ler, perceba que eu nunca escrevo um parágrafo que ultrapasse essa quantidade de linhas aqui no blog.

Dessa maneira, o seu potencial cliente vai conseguir ler o conteúdo e não se cansar.

Além disso, você pode inserir dentro do texto imagens e ilustrações para quebrar a leitura e enriquecer o conteúdo.

Separei 2 exemplos em texto de case de sucesso para você se inspirar:

  • Vídeo

Montar um case de sucesso em vídeo terá um impacto gigante no seu negócio. Uma pesquisa da cisco mostrou que neste ano 82% do tráfego da internet será gerado por videos.

Em vídeo cases é preciso um esforço maior, pois envolve a produção do conteúdo áudio-visual, entretanto, é um formato mais fácil de ser consumido.

O vídeo já faz parte da estratégia de muitas empresas e, também, deveria fazer parte das estratégias da sua.

Para montar o seu case em vídeo, é importante a:

 

  • Pré produção: É o planejamento do seu vídeo, inclui as etapas de escolha do local, roteiro e equipamentos.
  • Produção: É o momento de gravação, quando você irá de fato gravar o seu case.
  • Pós produção: Incluir a edição do conteúdo e os ajustes finais.

É importante não pular nenhuma etapa. Todas são importantes para garantir a qualidade do material.

  • Infográfico

Um case de sucesso no formato infográfico terá um impacto visual maior para os seus potenciais clientes. 65% das pessoas aprendem melhor por meio de algo visual. 

Talvez você esteja se perguntando: Será que vou ter de contratar um designer? A resposta é não!

Hoje em dia, existem ferramentas que te permitem criar infográficos de maneira simplificada como o Venngage e o Canva.

As principais vantagens dos infográficos são:

  • Facilitam a compreensão da mensagem pelo usuário
  • Têm mais interação dos usuários
  • São simples de serem feitos
  • Conteúdos visuais têm 40 vezes mais chances de ser compartilhado

3. Encontre o cliente ideal

Agora que você definiu o formato, chegou a hora de entrar em contato com possíveis clientes, é muito importante ter a permissão do seu cliente para divulgar os seus dados.

Procure um cliente que seja a personificação do seu publico-alvo, dessa maneira, o seu potencial cliente irá se enxergar no case de sucesso.

Vamos supor que você possuí uma escola, um ótimo case de sucesso seria mostrar como o aluno X passou no vestibular graças a eficiência do seu modelo educacional.

Dessa maneira, ao escolher o perfil de cliente certo, você fará com que o potencial cliente se sinta à vontade com a sua solução, por que provavelmente ele gostaria de alcançar o mesmo resultado.

4. Etapas para elaborar o case de sucesso

A entrevista com o cliente é um momento muito importante, através dela você vai colher as informações e os dados que vão servir de base para o seu case.

Assim, é ideal que você crie um roteiro específico para cada cliente que irá entrevistar, todos eles vão possuir dores e soluções diferentes.

Dessa maneira, as perguntas devem cobrir o problema e a solução alcançada, explorando em detalhes a conversa.

  • Apresente seu cliente

Quem é aquele cliente que está sendo descrito no case? A empresa dele é influente no meio em que atua?

Quanto mais estratégico o cliente escolhido, mais impacto o seu case terá.

Portanto, é importante falar quem é ele, há quanto tempo está no mercado e seus principais campos de atuação.

  • Explore a dor do seu cliente e apresente as soluções

Todos os negócios giram em torno da resolução da dor dos seus clientes, dessa maneira, qual dor seu cliente possuía e quais suas ações para alcançar o sucesso?

Descreva tudo que o seu cliente enfrentava de negativo antes da sua empresa entrar em ação para ajudá-lo.

Em seguida, apresente quais soluções foram tomadas para sanar esses problemas, você pode inserir números e dados que embasem o efeito da sua empresa na vida daquele cliente.

  • Conte uma história

Todo mundo gosta de ler histórias de superação, histórias de pessoas que ultrapassaram os problemas que possuíam e “venceram na vida”.

A maioria de nós se espelha nessas histórias, por que desejamos obter o mesmo resultado.

Técnicas de storytelling podem te ajudar a criar uma história incrível e repleta de sucesso.

Divulgue o seu case de sucesso

Do que adianta escrever um case de sucesso se ninguém conseguir encontrá-lo?

Tudo bem que você pode enviar cases de sucesso aos seus potenciais clientes para mostrar o impacto da sua empresa, mas também, é importante disponibilizar esses cases ao público em geral.

Dessa maneira, a divulgação desses cases devem entrar nas ações do seu time de marketing.

Você pode incluir em trilhas de conteúdos de fundo de funil ou divulgar nas suas redes sociais.

Você também deve criar uma página no seu blog/site da empresa para a divulgação desses estudos de caso, facilitando assim, o encontro desses cases por seus usuários.

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