como calcular o nps

Aprenda como calcular o NPS de uma vez por todas!

Para calcular o NPS você deve subtrair a quantidade percentual de promotores pela quantidade percentual de detratores.

Eu sei que parece complicado, mas calma, é mais simples do que parece e, nesse artigo, eu vou te ensinar como calcular o NPS de maneira correta. Vamos lá?

Como calcular o NPS?

Se você acessou esse artigo, é porque provavelmente já possui uma pesquisa de Net Promoter Score estruturada e já possui os dados dos seus clientes.

Se esse não for o seu caso, é recomendado que você acesse este nosso guia sobre o que é e como estruturar sua pesquisa de NPS.

Pois bem,  após ter sua pesquisa estruturada e ter coletado as respostas da pergunta definitiva onde o usuário responde de 0 a 10 o quanto ele recomendaria sua empresa para um amigo ou familiar.

Chegou a hora de pegar os dados obtidos com a pesquisa de satisfação e realizar o cálculo NPS para determinar o Net Promoter Score da sua empresa.

Dessa maneira, após responder os seus usuários deverão ser classificados em três grupos distintos:

Promotores (Nota 9 ou 10)

 

Os promotores são os seus clientes leais, eles vestem a camisa da sua empresa e se sentem muito satisfeitos com o seu produto ou serviço.

Esses clientes deram a nota 9 ou 10 na sua pesquisa NPS.

Dessa maneira, esses clientes são leais a sua marca e amam o seu produto.

Eles recomendariam a sua solução para amigos ou familiares.

Neutros (Nota 7 ou 8)

calculo net promoter score

Cliente neutros são os consumidores que não estão tão engajados com a sua empresa.

Eles provavelmente estão satisfeitos naquele momento, mas podem te abandonar a qualquer momento. Eles deram uma nota 7 ou 8 e serão excluídos do calculado NPS

Detratores (Nota 0 a 6)

Como calcular o NPS?

Os Clientes detratores são os mais perigosos, afinal, eles possuem uma opinião negativa acerca da sua empresa.

Assim, eles não voltariam a fazer negócio e, ainda por cima, podem divulgar o seu serviço de forma negativa.

Dessa maneira, você falhou de alguma maneira com esses clientes, eles não obtiveram uma experiência apropriada e, portanto, não chegaram ao resultado desejado.

Como calcular o NPS?

Cálculo NPS

Para calcular o índice do seu NPS, basta subtrair a quantidade percentual de promotores pela quantidade percentual de detratores.

%PROMOTORES – %DETRATORES = NET PROMOTER SCORE

Para compreender o cálculo, usaremos o seguinte exemplo, vamos supor que você tenha coletado 200 respostas na sua pesquisa de satisfação:

  • 140 clientes promotores
  • 40 clientes detratores
  • 20 clientes neutros

1º Passo: Calcular as porcentagens de cada grupo

  • 140 clientes promotores: 70%
  • 40 clientes detratores: 20%
  • 20 clientes neutros: 10%

2º Passo: Subtraia o valor de promotores e detratores, ignore o neutro

70% PROMOTORES – 20% DETRATORES = 50%

Como os resultados do Net Promoter Score são sempre exibidos como um número inteiro e não em percentual, neste exemplo, o seu NPS é simplesmente 50.

Classificação NPS

A zona de classificação do net promoter score pode variar de -100 a 100 pontos.

  • -100 a 0: Situação crítica, alerta total.
  • 1 a 50: Há muitos pontos a melhorar.
  • 51 a 75: Seu produto tem qualidade, continue melhorando.
  • 76 a 100: Zona de excelência, parabéns!

Portanto, nesse exemplo sua empresa está muito próxima da zona de qualidade, mas ainda há pontos para melhorar.

Viu como é simples?

Bônus – Calculadora automática de NPS

Muitas empresas e profissionais de sucesso do cliente sentem dificuldades na hora de como calcular o NPS.

Por isso, nós criamos um material incrível que te ajuda a calcular o NPS de maneira automatizada.

Com a nossa planilha basta inserir as resposta da sua pesquisa de satisfação e a planilha calcula e segmenta os usuários automaticamente.

calculadora nps


Net Promoter®, Net Promoter System®, Net Promoter Score®, são marcas registradas da Bain & Company, Inc., Fred Reichheld and Satmetrix Systems, Inc.

Gostou? Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segredos e dicas sobre customer success no seu e-mail

Junte-se a milhares de pessoas que possuem interesse em sucesso do cliente no brasil