O seu cliente possuí muitas expectativas, e se sua empresa não conseguir satisfazê-los é provável que ele procure outra solução
Ao contratar sua empresa, além de obter um produto que funcione, eles exigem que o seu produto ou serviço forneça todas as ferramentas necessárias para que ele alcance o resultado desejado.
Portanto, possuir estratégias bem definidas é muito importante e, hoje, nós trazemos 5 dicas simples de como melhorar a experiência do seu cliente:
- Empatia e gratidão
- Feedback
- Transparência
- Encantamento
- Humanização
A experiência do cliente é contínua e deve estar presente em todos os pontos da jornada. Com as estratégias corretas, sua empresa irá decolar!
Lista de 5 dicas incríveis para melhorar a experiência do cliente:
1. Empatia e gratidão
Mostrar empatia e gratidão pelos seus clientes elevará a experiência deles para outro nível!
A regra de ouro de qualquer atendimento é tratar os seus clientes como gostaria de ser tratado, certo?
Pois bem, pode parecer algo simples, mas para conquistar a lealdade e a satisfação dos seus clientes é necessário garantir que todas as interações sejam bem executadas.
Não há qualquer problema em agradecer o seu cliente:
- Agradecer por sua paciência durante a interrupção de um serviço
- Agradeça sua lealdade ao renovar um serviço ou realizar nova compra
- Diga obrigado pelos feedbacks recebidos
- Exalte o seu cliente quando ele recomendar a sua empresa
A empatia é outro ponto fundamental, você não sabe o que aquele problema representa na vida do seu cliente. Talvez ele esteja perdendo dinheiro ou esteja tendo muitas dores de cabeça com a sua solução.
É preciso se colocar no lugar dele e, dessa maneira, vê os problemas como se você estivesse do outro lado da solicitação. “Como eu agiria se estivesse passando por isso?”
2. Feedback
Pedir feedbacks dos seus clientes é uma boa maneira de se antecipar aos problemas.
Ao responder as pesquisas de satisfação, os clientes encontram uma maneira eficaz de expressar sentimentos e emoções.
O feedback ajuda a criar ambientes e relacionamentos mais sinceros, contribuindo para melhorar a experiência do cliente, além disso, o feedback te dá novas oportunidades de melhorar.
Tenha em mente que não é necessário esperar rodar uma pesquisa de NPS ou CSAT para saber o que os seus clientes pensam.
Você deve criar um relacionamento que te permita pedir feedbacks durante os pontos de contato e nos canais de atendimento.
Você pode por exemplo:
- Pedir feedback antes de finalizar uma ligação
- Peguntar como ele se sentiu durante o atendimento
- No final de um e-mail perguntar se as informações foram claras o suficiente
Dessa maneira, clientes que se sentem ouvidos, compreendem e avaliam melhor a experiência que tiveram em uma empresa.
3. Transparência
Ser transparente e honesto é o ideal em qualquer situação, mas quando você se comunica com o seu cliente é mais importante ainda.
Não omita informações para enganar o seu cliente, especialmente quando se tratar de um erro seu ou do seu produto, seja transparente ao explicar a situação
Verifique junto a sua equipe se todas as informações são repassadas de maneira correta e transparente, isso fará com que o cliente confie em você.
O cliente prefere ouvir a verdade, por mais dura que seja, do que ser enrolado com informações falsas.
Portanto, se algo der errado, comunique o seu cliente e mostre as soluções que a empresa está adotando para que aquilo não volte a acontecer.
4. Encantamento
Nada melhor para fidelizar e reter do que encantar os seus clientes com uma boa experiência.
Surpreenda-os e, dessa maneira, os clientes irão criar um vínculo emocional com a sua empresa e você poderá estreitar o relacionamento com eles.
Personalizar as interações é uma ótima maneira de melhorar a experiência do cliente, assim, você precisa ir além dos processos normais, e fazer com que seus clientes se sintam importantes.
Algumas ações que você pode tomar são:
- Bilhetes e cartas escritas à mão
- Brindes e Cartões-presentes
- Cupons
- Exclusividade em novos produtos
- Um e-mail exclusivo de agradecimento
5. Humanização
Seus clientes não buscam linguagens técnicas e, muito menos, robotizadas.
Portanto é extremamente importante para melhorar a experiencia do seu cliente que os seus contatos sejam humanizados.
Principalmente se os seus consumidores estiverem precisando de ajuda. Ao ligar para a sua empresa ou abrir um chamado, por exemplo, seu cliente quer ser tratado como um ser humano e não como um número.
Você pode alcançar um meio termo nas interações, sinta-se à vontade para manter uma linguagem profissional, mas seja menos roteirizado e mais você mesmo, principalmente se o canal utilizado por ela forem as redes sociais.
Cada pessoa é diferente, e portanto o atendimento também deve ser diferente para cada usuário.
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