melhorar a experiência do cliente

5 dicas para melhorar a experiência do cliente

O seu cliente possuí muitas expectativas, e se sua empresa não conseguir satisfazê-los é provável que ele procure outra solução

Ao contratar sua empresa, além de obter um produto que funcione, eles exigem que o seu produto ou serviço forneça todas as ferramentas necessárias para que ele alcance o resultado desejado.

Portanto, possuir estratégias bem definidas é muito importante e, hoje, nós trazemos 5 dicas simples de como melhorar a experiência do seu cliente:

  1. Empatia e gratidão
  2. Feedback
  3. Transparência
  4. Encantamento
  5. Humanização

A experiência do cliente é contínua e deve estar presente em todos os pontos da jornada. Com as estratégias corretas, sua empresa irá decolar!

Lista de 5 dicas incríveis para melhorar a experiência do cliente:

1. Empatia e gratidão

Mostrar empatia e gratidão pelos seus clientes elevará a experiência deles para outro nível!

A regra de ouro de qualquer atendimento é tratar os seus clientes como gostaria de ser tratado, certo?

Pois bem, pode parecer algo simples, mas para conquistar a lealdade e a satisfação dos seus clientes é necessário garantir que todas as interações sejam bem executadas.

Não há qualquer problema em agradecer o seu cliente:

  • Agradecer por sua paciência durante a interrupção de um serviço
  • Agradeça sua lealdade ao renovar um serviço ou realizar nova compra
  • Diga obrigado pelos feedbacks recebidos
  • Exalte o seu cliente quando ele recomendar a sua empresa

A empatia é outro ponto fundamental, você não sabe o que aquele problema representa na vida do seu cliente. Talvez ele esteja perdendo dinheiro ou esteja tendo muitas dores de cabeça com a sua solução.

É preciso se colocar no lugar dele e, dessa maneira, vê os problemas como se você estivesse do outro lado da solicitação. “Como eu agiria se estivesse passando por isso?”

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2. Feedback

como fazer uma experiencia do cliente melhor?

Pedir feedbacks dos seus clientes é uma boa maneira de se antecipar aos problemas.

Ao responder as pesquisas de satisfação, os clientes encontram uma maneira eficaz de expressar sentimentos e emoções.

O feedback ajuda a criar ambientes e relacionamentos mais sinceros, contribuindo para melhorar a experiência do cliente, além disso, o feedback te dá novas oportunidades de melhorar.

Tenha em mente que  não é necessário esperar rodar uma pesquisa de NPS ou CSAT para saber o que os seus clientes pensam.

Você deve criar um relacionamento que te permita pedir feedbacks durante os  pontos de contato e nos canais de atendimento.

Você pode por exemplo:

  • Pedir feedback antes de finalizar uma ligação
  • Peguntar como ele se sentiu durante o atendimento
  • No final de um e-mail perguntar se as informações foram claras o suficiente

Dessa maneira, clientes que se sentem ouvidos, compreendem e avaliam melhor a experiência que tiveram em uma empresa.

3. Transparência

Ser transparente e honesto é o ideal em qualquer situação, mas quando você se comunica com o seu cliente é mais importante ainda.

Não omita informações para enganar o seu cliente, especialmente quando se tratar de um erro seu ou do seu produto, seja transparente ao explicar a situação

Verifique junto a sua equipe se todas as informações são repassadas de maneira correta e transparente, isso fará com que o cliente confie em você.

O cliente prefere ouvir a verdade, por mais dura que seja, do que ser enrolado com informações falsas.

Portanto, se algo der errado, comunique o seu cliente e mostre as soluções que a empresa está adotando para que aquilo não volte a acontecer.

4. Encantamento

melhorar a experiência do cliente

Nada melhor para fidelizar e reter do que encantar os seus clientes com uma boa experiência.

Surpreenda-os e, dessa maneira, os clientes irão criar um vínculo emocional com a sua empresa e você poderá estreitar o relacionamento com eles.

Personalizar as interações é uma ótima maneira de melhorar a experiência do cliente, assim, você precisa ir além dos processos normais, e fazer com que seus clientes se sintam importantes.

Algumas ações que você pode tomar são:

  • Bilhetes e cartas escritas à mão
  • Brindes e Cartões-presentes
  • Cupons
  • Exclusividade em novos produtos
  • Um e-mail exclusivo de agradecimento

5. Humanização

Seus clientes não buscam linguagens técnicas e, muito menos, robotizadas.

Portanto é extremamente importante para melhorar a experiencia do seu cliente que os seus contatos sejam humanizados.

Principalmente se os seus consumidores estiverem precisando de ajuda. Ao ligar para a sua empresa ou abrir um chamado, por exemplo, seu cliente quer ser tratado como um ser humano e não como um número.

Você pode alcançar um meio termo nas interações, sinta-se à vontade para manter uma linguagem profissional, mas seja menos roteirizado e mais você mesmo, principalmente se o canal utilizado por ela forem as redes sociais.

Cada pessoa é diferente, e portanto o atendimento também deve ser diferente para cada usuário.

Você pode aprender mais sobre como melhorar a experiência do cliente, leia nosso artigo com Boas estratégias de Customer Experience são fundamentais para encantar os seus clientes

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