O eNPS permite mensurar o nível de satisfação dos colaboradores da sua empresa.
É preciso possuir funcionários engajados e felizes com o seu propósito.
Assim, o primeiro passo para garantir a satisfação dos seus clientes é garantir também a satisfação dos seus colaboradores.
Dessa maneira, pensando em mensurar esse nível de satisfação, surgiu o eNPS (Employee Net Promoter Score).
O eNPS funciona de maneira bem parecida com o Net Promoter Score tradicional mas é voltado para os colaboradores.
O eNPS ou Employee Net Promoter Score é uma pesquisa de satisfação derivada do NPS que foi desenvolvido exclusivamente para mensurar o grau de satisfação e engajamento dos funcionários.
Assim como o NPS permite que as empresas melhorem seus produtos através do feedback dos clientes, no eNPS acontece o mesmo, mas o foco é o seu cliente interno.
No eNPS a pesquisa é direcionada para os colaboradores da sua empresa, e é possível, através da análise das métricas, propor melhorias tanto no produto/serviço quanto na cultura organizacional da sua empresa.
No eNPS, o objetivo é medir a satisfação e lealdade dos seus funcionários, certo?
E portanto, da mesma maneira que o NPS, você irá colher dados e analisar as métricas.
Dessa maneira, com o eNPS é possível medir três áreas distintas:
O Employee Net Promoter Score permite que as equipes compreendam quais os problemas mais pontuais da empresa.
O primeiro passo para uma pesquisa de eNPS de sucesso é garantir que o colaborador possa responder o formulário de maneira anônima.
Dessa maneira, o anonimato fará com que ele se sinta bem para responder, mesmo que haja algo lhe incomodando.
Em seguida, direcione as perguntas de maneira objetiva:
As perguntas adicionais buscam compreender o que motivou de fato aquela nota do seu colaborador.
Afinal, sua empresa pode ter um excelente produto, mas um ambiente ruim de trabalho, ou quem sabe um ambiente muito positivo, mas um líder ruim.
Segmentar a pesquisa permite identificar onde pode estar uma possível insatisfação dos seus colaboradores.
Da mesma maneira que o NPS, os funcionários da sua empresa serão classificados em três grupos.
E esses três grupos são: os promotores, neutros e detratores.
9 ou 10 | Colaboradores Promotores: Colaboradores promotores são os mais leais, eles vestem a camisa da sua empresa e se sentem muito satisfeitos com o seu produto, a liderança e a cultura organizacional.
7 ou 8 | Colaboradores neutros: Os neutros são indiferentes, eles podem ser considerados satisfeitos naquele momento, mas não amam sua empresa e te trocariam por outro emprego, se possível.
0 a 6 | Colaboradores Detratores: Os Colaboradores detratores são os mais perigosos, eles possuem uma opinião negativa acerca da sua empresa. Eles podem até manchar a reputação da sua marca.
Após responderem a pesquisa, realize o cálculo da mesma maneira que o Net Promoter Score:
%PROMOTORES – %DETRATORES = NET PROMOTER SCORE
Para compreender o cálculo, usaremos o seguinte exemplo, vamos supor que você tenha coletado 100 classificações de colaboradores:
Ao calcular as porcentagens de cada grupo, você obteve 70%, 20% e 10%, respectivamente.
Para concluir, subtraia 20% (detratores) dos 70% (promotores), o resultado dará 50%.
E portanto, o eNPS é simplesmente 50.
É importante destacar que o Employee Net Promoter Score não deve substituir reuniões de feedback entre as lideranças e os colaboradores.
A vantagem do eNPS é mensurar de uma maneira mais acertava a satisfação dos seus colaboradores.
O eNPS é hoje uma ferramenta essencial para gerir a sua empresa.
Apenas garantindo a felicidade dos seus colaboradores será possível trabalhar para que os clientes alcançam o resultado desejado.
Colaboradores infelizes tendem a ignorar processos internos e tratar mal os clientes, afinal eles projetam a insatisfação que possuem com o ambiente de trabalho, no atendimento ao cliente.
Por isso, manter um ambiente de trabalho positivo e feliz é a melhor maneira de motivar e engajar os seus colaboradores.
E aí? O que você achou do Employee Net Promoter Score, já utiliza na sua empresa? Conta para a gente nos comentários!
A maioria das empresas sabe que para ter sucesso, é necessário fornecer uma boa experiência… Ler mais:
O mapeamento da jornada do cliente é um processo que visa entender como as interações… Ler mais:
Se você é um proprietário de negócio ou trabalha em uma empresa, já deve saber… Ler mais:
Customer insights é uma expressão que tem se tornado cada vez mais popular no mundo… Ler mais:
No mundo dos negócios, entender e atender às necessidades dos clientes é essencial para o… Ler mais:
Você já se perguntou quanto ganha um analista de customer success? O salário de um… Ler mais:
Marketing de relacionamento, você alguma vez já ouviu falar nisso? Não? Pois bem, marketing de… Ler mais:
Ter uma equipe engajada é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Quando os membros… Ler mais:
Um FAQ (Frequently Asked Questions) ou Perguntas Frequentes traduzido para o português, é uma importante estratégia… Ler mais:
Customer Service é determinante para o sucesso ou fracasso de um negócio. Vamos te explicar… Ler mais: