Uma pesquisa de clima organizacional tem como objetivo principal compreender o ambiente de trabalho através da perspectiva dos seus funcionários.
Não há como existir experiência do cliente sem experiência do colaborador, afinal, é preciso ter funcionários engajados e felizes com o seu propósito.
E, nesse cenário, realizar uma pesquisa de clima organizacional pode ser importante para promover as melhorias necessárias para a empresa.
Uma pesquisa de clima organizacional é um questionário, onde é possível compreender o grau de satisfação e motivação das equipes em uma empresa.
Utilizando uma série de perguntas, é possível identificar, através da percepção dos colaboradores, fatores-chaves que eles consideram positivos e o que a empresa poderia fazer para melhorar o clima.
Assim, coletando esses dados, os gestores poderão traçar objetivos e definir as ações necessárias.
Compreender o clima organizacional de uma empresa é extremamente importante, pois o ambiente organizacional está diretamente correlacionado com a motivação e a produtividade dos funcionários.
E o primeiro passo para garantir a satisfação dos seus clientes é garantir, também, a satisfação dos seus colaboradores.
Um clima positivo promove relações de satisfação, animação, interesse e colaboração no ambiente de trabalho.
Portanto, realizar uma pesquisa direcionada para os seus colaboradores é a melhor maneira de diagnosticar como os seus colaboradores se sentem no ambiente interno da empresa.
Bem, não existe um modelo único para ser seguido com perguntas pré-estalecidas, como acontece com o Employee Net Promoter Score.
Na pesquisa de clima organizacional, as perguntas vão depender do aspecto que você quer analisar na sua empresa.
Entretanto, para facilitar, nós selecionamos algumas perguntas para exemplificar:
Funcionários satisfeitos e engajados com os ideais de uma empresa produzem muito mais e geralmente desempenham os papéis de maneira superior.
Isso faz com que o nível de qualidade dos serviços ou produtos que você oferece sejam melhores.
Ao melhorar o produto ou serviço, você terá reconhecimento dos clientes.
Colaboradores que estão insatisfeitos tendem a não se importar com a maneira como as coisas estão sendo executadas, dessa maneira, acabam ignorando os processos internos, o que pode causar uma série de problemas.
Os processos internos são um conjunto de atividades pensadas para otimizar resultados e alcançar objetivos.
Portanto, ao ignorar determinados processos, aumentam as chances de ocorrerem falhas e da equipe não alcançar os objetivos traçados.
Quando você tem uma cultura Customer Centric e funcionários felizes, que realmente compreendem a importância do cliente estar em primeiro lugar, fica bem mais fácil proporcionar a eles uma experiência apropriada com o seu produto ou serviço.
CX (Customer Experience) é formada por todas as interações do cliente em contato com a sua empresa.
Assim, é importante ter todos times engajados e funcionários satisfeitos para garantir uma melhor experiência ao cliente.
Através da pesquisa de clima organizacional, é possível obter informações sobre o desempenho dos líderes na visão dos outros colaboradores.
Isso é muito importante, afinal, os líderes são figuras fundamentais para manter a motivação da equipe elevada.
Além disso, muitos profissionais se sentem receosos em falar abertamente sobre algo que os incomoda, mas através da pesquisa de clima organizacional, é possível coletar essas dados de maneira anônima.
Dessa forma, é possível que os líderes melhorem os pontos que não estão satisfatórios.
Nada pior para uma empresa do que funcionários desagregados, ou seja, que trabalham de maneira isolada e não se comunicam.
Ao mensurar a satisfação dos seus colaboradores e identificar problemas, será possível unir os times em direção aos propósitos da empresa.
Como explicamos, uma experiência apropriada permeia por todos os setores da empresa e, por isso, é muito importante promover a união entre diferentes equipes.
Ao trabalhar para resolver conflitos e melhorar o ambiente de trabalho, você ganhará fãs dentro da sua própria empresa.
Esse funcionários irão falar bem de você para outros colegas de profissão e pessoas conhecidas, isso não é incrível?
Assim, você terá funcionários promotores e também leais, prontos para defender e vestir a camisa da empresa sempre.
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