Como nem tudo na vida de um profissional de Customer Success são flores, em algum momento, você precisará lidar com situações difíceis.
Lembro-me bem, em uma situação onde as solicitações de um cliente não haviam ficado prontas à tempo.
E o problema que me cercava era: como dizer isso para o cliente?
Pois bem, um bom CS sabe o quanto a forma de se comunicar influencia quase que diretamente em como o cliente receberá determinada notícia.
E quando esta notícia é ruim, meu querido, todo cuidado é pouco.
Após vários estudos sobre diversas técnicas e filosofias (entre elas o ELI5, texto que você encontra aqui no Foca).
Separei algumas dicas que poderão te ajudar nesse momento de notícias ruins, e mesmo assim, ainda aplicar uma experiência apropriada ao seu cliente.
Essas dicas podem te ajudar bastante na hora H, e por isso, resolvi compartilhá-las, vamos lá?
O clássico ditado “contra fatos não há argumentos” é um forte aliado nessas situações.
Imagine que você acabou de dizer para o seu cliente que o pedido dele não foi atendido da maneira que ele gostaria.
O cliente, enfurecido, procurará por explicações, e a última coisa que ele vai querer sentir em você é insegurança, portanto, formule seu discurso com dados concretos e significativos.
O cliente não conseguirá obter o que desejava, e talvez, qualquer solução apresentada não será boa o suficiente.
Para isso, você pode exibir dados de outros clientes que precisavam dessa alternativa, gráficos de aprovação, “provas” de que, dentro das possibilidades existentes, a decisão tomada foi a melhor alternativa.
Ouvir bem pode ser os fatores mais importantes, visto que, ao receber uma má notícia, estamos sujeitos à surpresa, imprevisibilidade e estresse do cliente.
Nessas horas, a melhor coisa a se fazer é ouvir, é deixar o cliente desabafar a respeito de tudo o que está acontecendo, mostrar-se empática com a situação.
Colocando-se no lugar do outro, nos sentiríamos bem sendo ouvido? Tirar dúvidas e ouvir sugestões também são um belo diferencial.
Já em aspecto de fala, clareza na linguagem sempre foi e sempre vai ser a chave do sucesso de um Antedimento.
Palavras muito rebuscadas e termos técnicos estão fora de jogada, principalmente quando do outro lado há um cliente chateado.
Seja o mais simples possível, e nas horas em que o nervosismo apertar, o que é normal, tente manter a calma para ter boas pausas durante a fala. A metáfora é uma grande aliada ao CS, lembre-se dela!
Se você identificou o problema do seu cliente, siga todos os passos descritos acima e imediatamente entre em contato com ele.
Leonardo Toscano, sócio da Excelia, confirma: “Ficar esperando muito tempo para dar uma má notícia atrasa a busca de soluções”.
Identificação e comunicação rápida do problema pode dar oportunidade para soluções pensadas com mais clareza e calma.
Como CS, já atendi os clientes por e-mail, chat e ligação, sendo este último recurso geralmente mais utilizado com clientes de grande porte.
Entretanto, nada me impede, o que realmente não se deve impedir, de ao perceber um problema grave, entrar em contato por ligação o mais rápido possível.
Isso mostra o nosso interesse e esforço em querer ajudar o cliente, além de claro, dar-lhe espaço de fala e maior facilidade na hora das explicações.
Ao invés de dizer “cliente, as condições para que seu evento aconteça com sucesso são muito baixas, visto que encontramos esses problemas….”.
Formule a frase para que ela pareça o mais positiva possível, mesmo que a notícia em si não seja tão boa.
Reconstruído o exemplo acima, temos: “cliente, seu evento tem tudo para ser um grande sucesso! Para garantir isso, precisamos, então, trabalhar mais com essas questões…”.
A técnica consiste em dar um contorno na situação.
Às vezes, é realmente difícil converter a má notícia com boas palavras. Para isso, o método sanduíche é bem eficiente.
Consiste-se em dar uma boa notícia, seguida da má notícia e encorpada por outra boa notícia novamente. Esta última, geralmente, como a solução do problema apresentado anteriormente.
O site WikiHow, possui em um post justamente sobre como dar más notícias, vejamos este ótimo exemplo:
“Damas e cavalheiros, tenho o prazer de informar que nossos novos procedimentos de teste melhoraram nossa detecção de falhas em 97% nos últimos três meses. Tivemos uma falha catastrófica que, infelizmente, resultou na perda de um braço robótico valioso, mas de maneira mais positiva, já havíamos agendado a substituição do braço durante o próximo ano fiscal e, a partir deste evento, pudemos avançar na nossa modernização, o que já aumentou a produtividade.”
A partir dessa montagem, é possível dar uma má notícia sem medo de perder ou ofender o cliente.
Lembre-se sempre que, um bom profissional de CS, busca por excelência, uma boa e, principalmente, longa vida para o cliente, buscando sempre fazê-lo alcançar o resultado desejado.
Entretanto, problemas podem ocorrer, mas não significa que você não possa oferecer conforto e qualidade no seu atendimento.
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