Gamificação, ou no inglês gamification, é o uso de mecanismos de jogos para estimular e motivar comportamentos específicos em usuários.
Manter o seu usuário engajado com o seu produto é às vezes um desafio, por isso, pode ser necessário desenvolver novas formas e maneiras de auxiliar o seu usuário a continuar utilizando seu produto.
A gamificação pode ser um importante aliado para evitar um Churn.
Através desses mecanismos é possível gerar mais engajamento, e além disso, mensurar os resultados de ações específicas.
Vamos conhecer um pouco mais de como isso funciona?
Explicando de maneira simplificada, gamificação é utilizar elementos que geralmente são comuns em jogos (sim, você não leu errado) mas para outros propósitos.
Ou seja, é utilizar a mesma lógica e algumas metodologias dos games para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado em relação ao seu produto.
Nessa estratégia, você pode utilizar vários elementos que são característicos do mundo gamer, como por exemplo:
E tudo isso, para dinamizar o processo de aprendizagem, e promover atração e engajamento do seu cliente.
Apesar de ser um termo pouco conhecido. A gamificação está presente em muitos apps que utilizamos.
A gamificação, assim como os games (obviamente), utilizam diversos gatilhos e teorias psicológicas para induzir o usuário a realizar ações e reproduzir comportamentos.
Além disso, os jogos são capazes de criar satisfação e estimular o aprendizado de maneira simplificada, sendo assim, uma poderosa ferramenta motivacional e ao mesmo tempo de instrução.
E o melhor, gamification pode ser aplicada em quase todos os segmentos.
A gamificação pode ser usada para motivar seus funcionários, gerenciar crises e estimular uma jornada do cliente que o direciona ao sucesso!
Gamification se baseia em fatores psicológicos que geram curiosidade e motivação intrínseca.
O onboarding, como já expliquei em outro artigo, é as boas vindas do seu produto, é o processo de integração dos novos clientes.
Através do onboarding o cliente terá uma real percepção de valor sobre o seu produto.
Pense que o seu usuário estará embarcando em um local completamente desconhecido.
Caso o seu usuário não perceba valor na utilização do seu produto, provavelmente ele o abandonará.
A gamificação é capaz de transformar o seu onboarding em algo mais atrativo.
Na maioria dos jogos, você aprende com um tutorial no momento em que inicia a sua jornada. Geralmente você é guiado por um passo-a-passo.
Aprende os movimentos básicos e todo o potencial que é capaz de executar com o seu jogador.
A medida que avança você é recompensado com pontos e recompensas que podem vir em forma de mensagens, por exemplo.
Após esse processo de integração, o usuário se sente mais confiante para prosseguir com a jogatina, ele sente-se preparado para os maiores desafios que estarão por vir.
Pense bem, o user onboarding segue os mesmos princípios.
Um usuário não quer esperar horas para compreender como uma plataforma funciona, ele quer resolver as suas dores.
Cada ponto de interação determina a experiência que o cliente está tendo com um produto ou serviço.
O cliente possui sentimentos com relação a algo que utiliza, e uma experiência ruim pode gerar frustração e agitação. E se feita de maneira apropriada a experiência pode gerar lealdade!
Sendo assim, cada etapa da Jornada do cliente pode ser vinculada a técnicas de gamificação.
Os elementos de gamificação contribuem para criar uma experiência muito mais rica e significativa.
A jornada do cliente deve direcioná-lo ao resultado desejado.
Por exemplo, o aplicativo Duolingo desenvolveu formas de pontuação para os usuários.
Ao utilizar o aplicativo, além de aprenderem um novo idioma, eles vão ganhando badges a medida que avançam em direção ao resultado desejado.
Dessa maneira, além de engajar os usuários. Mantendo-os ativos e diminuindo a chance de abandono (churn), essas recompensas facilitam o aprendizado do idioma.
Direcionando o usuário de maneira mais simplificada ao resultado desejado.
O Waze (app de navegação e trânsito) conta com uma comunidade ativa para melhorar a experiência dos usuários.
Nutrindo o sistema com informações relevantes. Os usuários são recompensados com pontos, avatares e um ranking.
Dessa maneira, além de sempre oferecer informações atualizadas. O Waze criou uma comunidade onde os próprios usuários são responsáveis por promover uma boa experiência.
Tudo isso graças a gamificação.
A Nike empresa líder mundial no segmento de artigos esportivos construiu uma plataforma que utiliza gamificação chamada Nike Plus.
Através dessa plataforma, os usuários são envolvidos através de treinos e recompensas.
Já a Starbucks, recompensa os seus clientes através do Starbucks Rewards. Por meio de um aplicativo, o cliente recebe uma pontuação de acordo com seu nível de fidelidade.
Sendo assim, uma forma bem eficaz para manter os clientes satisfeitos.
Esses são apenas alguns exemplos de como a gamificação está presente. E como ela é impactante se realizada da maneira correta.
É importante que haja um acompanhamento no progresso do seu usuário.
E que ele seja recompensado de alguma maneira por estar avançando por todos os pontos.
Dependendo do seu produto, você pode comparar o resultado entre os usuários, isso faz parte da motivação!
Dessa maneira, as empresas geralmente aproveitam desses mecanismos e criam um nível saudável de competição.
O seu usuário quer resolver um problema. E é importante mostrar como o seu produto irá ajudá-lo e recompensá-lo.
Demonstre a diferença entre o que eles eram e o que alcançaram após a utilização do seu produto ou serviço.
A gamificação envolve várias estratégias e uma incrível experiência do usuário. Essas experiências geram motivação. E a motivação é responsável por engajar e ativar.
Usuários engajados compram mais e são menos sensíveis a preços.
Dessa maneira, é possível, através da gamification, aumentar o Life Time Value do seus clientes.
Independentemente do seu produto ou serviço é importante que seu usuário sinta-se motivado.
A motivação está ligada a obtenção de resultados, e através da gamificação, é possível conceber micro vitórias aos seus clientes.
Quase tudo pode ser concebido através de um jogo. Pense bem, o quanto seus pais aplicavam normas para induzir comportamentos em você.
“Faça a tarefa de casa e assista mais 30 minutos de televisão”. “Escove os dentes todos os dias e nós iremos ao shopping no final de semana”.
Exatamente como em um jogo, você pode determinar os estados de vitória, pontuação e recompensa de cada etapa na jornada do seu cliente.
A gamificação é uma prática emergente nos negócios, através dela é possível que os seus usuários compare suas experiências e se integre mais rápido às suas soluções.
A gamificação pode ser responsável por:
Ufa! Chegamos ao final do post, e espero que seja útil nas estratégias da sua empresa.
Me conta nos comentários o que achou e como você pretende implementar processos de gamificação!
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