Experiência e Sucesso do Cliente

3 ferramentas de NPS que você precisa conhecer

Existem diversas ferramentas de NPS® no mercado, mas poucas delas possuem opções gratuitas.

Hoje, nós trazemos uma lista com 2 ferramentas NPS gratuitas e uma brasileira que possui uma versão de testes. Essas ferramentas podem ser ideais para quem está começando a medir a satisfação dos seus clientes.

Criada por Fred Reichheld, o NPS é uma excelente maneira de mensurar a lealdade dos seus clientes, através de uma rápida pesquisa é possível identificar qual a probabilidade dos clientes recomendarem a sua empresa para amigos e familiares.

Antes de começarmos, uma observação, nem todas as ferramentas utilizam o nome Net Promoter Score® ou NPS por se tratar de marcas registradas da Bain & Company.

Mas isso não altera a metodologia da pesquisa de satisfação, os dados são calculados da mesma maneira, assim como os clientes são segmentados da mesma forma.

Vamos para a lista?

1. Delighted

A primeira ferramenta de NPS da nossa lista é a Delighted.

A delighted te permite mensurar a satisfação de clientes não apenas através do NPS, mas também do CSAT, CES e outros tipos de pesquisas modificadas.

O interessante dessa plataforma NPS é que ela é muito simples, facilitando ainda mais o envio de pesquisas de satisfação.

Dessa maneira, com a delighted, você pode enviar sua pesquisa por e-mail, incorporar no seu site através de código html, sms, ou até compartilhar o link.

Com o plano gratuito dessa ferramenta de NPS, você pode enviar até 1000 pesquisas por mês e cadastrar até 3 usuários para o seu projeto.

Essa é a ferramenta que nós do Foca no Cliente utilizamos para mensurar a satisfação e a lealdade dos nossos alunos.

2. Survicate

Uma outra ferramenta de NPS que nós testamos e gostamos foi a Suvicate, esta ferramenta, também norte-americana, te permite coletar feedbacks dos seus clientes de forma gratuita.

É possível receber 100 respostas todos os meses, entretanto, os dados ficam retidos apenas por um período de 30 dias.

Além disso, a Suvicate possuí uma gama de integrações com diversas plataformas gigantes do mercado, tais como: Hubspot, Mailchimp, Salesforce, Slack, Zendesk, entre outras.

Contudo, nem todas as integrações estão disponíveis no plano free.

3. Pliq

A única Brasileira da nossa lista é a Pliq, esta é uma plataforma NPS com sede em Fortaleza no Ceará.

A empresa é relativamente nova em comparação aos concorrentes citados no texto, mas também nos permite medir a lealdade dos clientes através da pesquisa de NPS.

Uma grande vantagem da plataforma brasileira é que ela já está configurada em português e isso pode ser um item facilitador.

Com relação a distribuição das pesquisas na Pliq, encontramos QR Code, Link e o envio por e-mail.

No teste gratuito da plataforma, não há limites de criação de pesquisas, entretanto, só é possível receber 50 respostas.

A Pliq possui uma interface simplificada e que, com poucos cliques, é possível distribuir as suas pesquisas através da plataforma.

Conclusão

Utilizar uma ferramenta NPS irá facilitar a coleta e a mensuração dos dados da sua pesquisa de satisfação.

No ínicio, uma planilha NPS pode ser suficiente para a sua operação, entretanto, a partir do momento que sua empresa começa a se estruturar, é ideal que você utilize ferramentas para gestão dessas pesquisas.

E por que não incluímos no texto outras ferramentas consolidadas no mercado, como a Tracksale e a Binds, por exemplo? 

Essas ferramentas são mais robustas e possuem um investimento inicial.

Por isso, podem não ser o ideal para empresas que estão iniciando a mensurar a lealdade dos seus consumidores.

Nesse cenário, as três ferramentas NPS que indicamos nesse artigo podem ser um excelente pontapé inicial.

Conhece outra ferramenta e gostaria de indicar? Utilize os comentários.

 


Net Promoter®, Net Promoter System®, Net Promoter Score®, são marcas registradas da Bain & Company, Inc., Fred Reichheld and Satmetrix Systems, Inc.

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