Existem diversas ferramentas de NPS® no mercado, mas poucas delas possuem opções gratuitas.
Hoje, nós trazemos uma lista com 2 ferramentas NPS gratuitas e uma brasileira que possui uma versão de testes. Essas ferramentas podem ser ideais para quem está começando a medir a satisfação dos seus clientes.
Criada por Fred Reichheld, o NPS é uma excelente maneira de mensurar a lealdade dos seus clientes, através de uma rápida pesquisa é possível identificar qual a probabilidade dos clientes recomendarem a sua empresa para amigos e familiares.
Antes de começarmos, uma observação, nem todas as ferramentas utilizam o nome Net Promoter Score® ou NPS por se tratar de marcas registradas da Bain & Company.
Mas isso não altera a metodologia da pesquisa de satisfação, os dados são calculados da mesma maneira, assim como os clientes são segmentados da mesma forma.
Vamos para a lista?
A primeira ferramenta de NPS da nossa lista é a Delighted.
A delighted te permite mensurar a satisfação de clientes não apenas através do NPS, mas também do CSAT, CES e outros tipos de pesquisas modificadas.
O interessante dessa plataforma NPS é que ela é muito simples, facilitando ainda mais o envio de pesquisas de satisfação.
Dessa maneira, com a delighted, você pode enviar sua pesquisa por e-mail, incorporar no seu site através de código html, sms, ou até compartilhar o link.
Com o plano gratuito dessa ferramenta de NPS, você pode enviar até 1000 pesquisas por mês e cadastrar até 3 usuários para o seu projeto.
Essa é a ferramenta que nós do Foca no Cliente utilizamos para mensurar a satisfação e a lealdade dos nossos alunos.
Uma outra ferramenta de NPS que nós testamos e gostamos foi a Suvicate, esta ferramenta, também norte-americana, te permite coletar feedbacks dos seus clientes de forma gratuita.
É possível receber 100 respostas todos os meses, entretanto, os dados ficam retidos apenas por um período de 30 dias.
Além disso, a Suvicate possuí uma gama de integrações com diversas plataformas gigantes do mercado, tais como: Hubspot, Mailchimp, Salesforce, Slack, Zendesk, entre outras.
Contudo, nem todas as integrações estão disponíveis no plano free.
A única Brasileira da nossa lista é a Pliq, esta é uma plataforma NPS com sede em Fortaleza no Ceará.
A empresa é relativamente nova em comparação aos concorrentes citados no texto, mas também nos permite medir a lealdade dos clientes através da pesquisa de NPS.
Uma grande vantagem da plataforma brasileira é que ela já está configurada em português e isso pode ser um item facilitador.
Com relação a distribuição das pesquisas na Pliq, encontramos QR Code, Link e o envio por e-mail.
No teste gratuito da plataforma, não há limites de criação de pesquisas, entretanto, só é possível receber 50 respostas.
A Pliq possui uma interface simplificada e que, com poucos cliques, é possível distribuir as suas pesquisas através da plataforma.
Utilizar uma ferramenta NPS irá facilitar a coleta e a mensuração dos dados da sua pesquisa de satisfação.
No ínicio, uma planilha NPS pode ser suficiente para a sua operação, entretanto, a partir do momento que sua empresa começa a se estruturar, é ideal que você utilize ferramentas para gestão dessas pesquisas.
E por que não incluímos no texto outras ferramentas consolidadas no mercado, como a Tracksale e a Binds, por exemplo?
Essas ferramentas são mais robustas e possuem um investimento inicial.
Por isso, podem não ser o ideal para empresas que estão iniciando a mensurar a lealdade dos seus consumidores.
Nesse cenário, as três ferramentas NPS que indicamos nesse artigo podem ser um excelente pontapé inicial.
Conhece outra ferramenta e gostaria de indicar? Utilize os comentários.
Net Promoter®, Net Promoter System®, Net Promoter Score®, são marcas registradas da Bain & Company, Inc., Fred Reichheld and Satmetrix Systems, Inc.
A maioria das empresas sabe que para ter sucesso, é necessário fornecer uma boa experiência… Ler mais:
O mapeamento da jornada do cliente é um processo que visa entender como as interações… Ler mais:
Se você é um proprietário de negócio ou trabalha em uma empresa, já deve saber… Ler mais:
Customer insights é uma expressão que tem se tornado cada vez mais popular no mundo… Ler mais:
No mundo dos negócios, entender e atender às necessidades dos clientes é essencial para o… Ler mais:
Você já se perguntou quanto ganha um analista de customer success? O salário de um… Ler mais:
Marketing de relacionamento, você alguma vez já ouviu falar nisso? Não? Pois bem, marketing de… Ler mais:
Ter uma equipe engajada é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Quando os membros… Ler mais:
Um FAQ (Frequently Asked Questions) ou Perguntas Frequentes traduzido para o português, é uma importante estratégia… Ler mais:
Customer Service é determinante para o sucesso ou fracasso de um negócio. Vamos te explicar… Ler mais: