Você sabe o que é Empatia?
O significado de empatia, segundo a psicologia, é a identificação de um sujeito com outro, ou seja, quando alguém se coloca no lugar de outra pessoa, afim de compreendê-la.
Explicando de maneira simples, a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e se identificar com o que ele sente, caso você estivesse passando pela mesma situação.
E como a empatia se relaciona com o atendimento ao cliente? Qual a sua importância? E seu verdadeiro significado além de um conceito?
É sobre isso que nós vamos aprender hoje. Vamos lá!
A palavra empatia deriva do grego e é a junção das palavras pathos, que pode ser definido como todos os sentimentos que uma pessoa experimenta, com o prefixo en, formando-se empatheia.
Entendida como a capacidade de uma pessoa de pôr-se no lugar de outra e participar afetivamente no que a outra sente.
Assim, o conceito de empatia pode ser definido como a capacidade de se identificar com outra pessoa a fim de compreender o que ela pensa e sente.
Dessa maneira, ser empático vai bem além de escutar o outro e prestar atenção no que ele fala, mas sim, buscar compreender verdadeiramente e emocionalmente outro ser humano.
Muitas vezes, os termos são confundidos, mas existem diferenças distintas entre simpatia e empatia.
Enquanto na empatia nos conectamos de maneira profunda para compreender o outro, simpatia é algo superficial, é apenas uma maneira de agir.
Neste vídeo, narrado pela Professora e conferencista da Universidade do Texas, Dr. Brené Brown, é possível compreender de maneira simples as diferenças entre empatia e simpatia.
Empatia é uma característica humana e, como tantas outras, sempre existirão pessoas mais empáticas que outras.
Entretanto, existem maneiras de construir e desenvolver-se para ser uma pessoa mais empática.
Apesar de existir uma máxima que diz: “trate o cliente como você gostaria de ser tratado”, isso não deve ser encarado como uma verdade absoluta.
Afinal, cada pessoa é única e, por isso, a forma como você gostaria de ser tratado não é necessariamente a forma como o outro gostaria de ser tratado.
E isso tem tudo a ver com empatia, compreender atitudes e sentimentos dos seus clientes.
A partir do momento que você apenas trata o cliente como gostaria de ser tratado, aquele cliente está deixando de ter um atendimento personalizado.
E o pior, você (ou seu agente) vira o referencial de como aquele cliente será conduzido, sendo isso, o contrário de um comportamento empático.
Nós separamos algumas dicas que irão te ajudar a realizar um atendimento de maneira mais empática.
Afinal, você poderia descrever o que é verdade?
Tudo é uma questão de olhar e perspectiva, cada um vive a sua noção de realidade e, portanto, a noção de verdade pode variar de acordo com cada pessoa.
Isso é algo muito importante a ser levado em consideração quando o assunto é atendimento ao cliente, a sua percepção de verdade sobre um problema, é completamente diferente da percepção de verdade do seu usuário.
Um ótimo exercício para um atendimento mais empático é não criar respostas mentais para o que o outro está dizendo.
Saber ouvir é uma habilidade que evita julgamentos precipitados e proporciona uma melhor compreensão dos problemas.
Assim, ao invés de ouvir apenas uma parte do problema e já procurar “uma solução”, escute tudo que o seu cliente tem a dizer nos mínimos detalhes.
Não é necessário concordar 100% com as afirmações dos seus clientes, mas é importante suspender todo e qualquer tipo de julgamento.
Você não sabe o que aquele problema representa de fato para o seu cliente, assim, é importante não deixar que seus julgamentos te impeçam de compreender o comportamento e as emoções do seu cliente.
Por mais que sua empresa possua uma persona bem definida e que algumas características dos seus clientes coincidam, cada pessoa é diferente.
Portanto, você não deve generalizar os problemas e muito menos as soluções.
Estabelecer uma relação com o seu cliente é a melhor maneira de gerar uma experiência positiva de atendimento.
Assim, esteja disposto a conhecer o seu cliente, entender o que ele pensa e como ele lida com os problemas.
Isso te permitirá estar um passo à frente.
Por fim, tenha em mente que seu produto ou serviço nunca é tão simples quanto parece para você.
Como já explicamos anteriormente, cada pessoa tem uma percepção diferente sobre o algo e isso também vale para o seu produto.
A partir do momento que você compreender que, o que é simples para você, pode não ser para o cliente, será bem mais fácil se colocar no lugar dele e compreender verdadeiramente como ele se sente.
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